Cuidando da voz do Locutor
Entre os meios de comunicação de massa, o rádio é o mais popular e o de maior alcance, no Brasil e no Mundo. O locutor de rádio atrai a atenção do público unicamente por sua voz. Sendo assim, é indispensável a adoção de cuidados, a fim de preservar seu instrumento de trabalho no caso a sua própria voz.
Considerando-se a incidência de alterações vocais e o impacto em suas carreiras, os profissionais da voz poderiam ser comparados aos atletas, os quais, pela demanda física, estão mais sujeitos a lesões do que a população geral. Enquanto o atleta toma medidas corretivas ao menor sinal de alteração, o profissional da voz precisa também estar atento á problemas em sua voz evitando assim adiar o diagnóstico e o tratamento até o momento em que é praticamente impedido de atuar.
O uso da voz em caráter profissional, sem o necessário preparo específico, pode sobrecarregar o aparelho fonador e gerar adaptações deficientes que se refletem numa disfonia, ou seja, numa dificuldade na emissão vocal que impeça a produção natural da voz.
Os principais sintomas de distúrbios vocais envolvem: rouquidão, fadiga vocal ou cansaço após a fala prolongada , afonia ou ausência de voz, falhas na voz , esforço ao falar ,ardor, pigarro, ressecamento da boca ou garganta,sensação de pescoço inchado ,dor e entre outros. Muitos destes sintomas podem resultar de não adoção de medidas de saúde vocal .
Por conseqüência desses fatores e para poder minimizá-los, a Clínica Fonoclin – 1ª clínica especializada em fonoaudiologia em Feira de Santana – BA criou o programa de Educação Vocal para o locutor.